SOBRE O PORTO
Fundada no ano de 2010, a Estação de Transbordo de Carga Porto Praia Norte é uma empresa de Sociedade Anônima de capital fechado e está previsto sua entrada em operação para o 1º semestre de 2019. Localizada na Avenida Portuária n° 200, bairro Industrial, no município de Praia Norte / TO, com área total de aproximadamente 744.011 m², na margem esquerda do Rio Tocantins, à aproximadamente 600 km de distância da Capital Palmas, no Estado do Tocantins, 70 km de Imperatriz-MA e 200 km de Marabá-PA.
O Porto Praia Norte tem como principal objetivo oferecer soluções logísticas sustentáveis para a superação dos desafios estruturais da economia brasileira que passa pela melhoria da competitividade e inovação, principalmente, no que tange o transporte de cargas do corredor centro-norte.
O Porto Praia Norte é uma Plataforma Logística Multimodal consolidadora de cargas oriundas da bacia amazônica e que abastecem, todo o mercado interno brasileiro, principalmente os mercados regionais localizados nos estados do entorno do Porto Fluvial.
Com o desenvolvimento de importantes projetos logísticos nacionais em construção e planejamento, o complexo de Praia Norte cumprirá um importante papel estratégico no novo fluxo logístico do Brasil:
- Commodities da região do MATOPIBA em direção à portos de Belém-PA;
- Produtos acabados da Zona Franca de Manaus-AM para Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil;
- Integração com a ferrovia norte-sul ligando ao Porto Seco de Anápolis/GO e futuramente com Estrela D'Oeste/SP;
- Extensão da hidrovia Manaus-Belém;
- Área alfandegada do Aeroporto de Palmas-TO.
Baseado nesses fatores, a localização estratégica de centros de distribuição explorarão o crescimento da economia aquecida da região norte e nordeste do Brasil.
O empreendimento Porto Praia Norte S/A aposta no conceito da diversificação da matriz de transporte, que a torna mais eficiente e competitiva com maior participação dos modais hidroviários e ferroviários, de importância estratégica para o segmento do transporte nacional, não apenas pelo menor gasto energético por tonelada-quilômetro transportado somado a redução de atrasos, como também a de garantir que a infraestrutura de transportes deixe de ser um gargalo para o crescimento estimado do Brasil nas próximas décadas.
Objetivos Principais
- Ligação estratégica do Estado do Tocantins ao Atlântico através do seu sistema hidroviário;
- Industrialização da região do Bico do Papagaio;
- Renovação da logística da Zona Franca de Manaus e entreposto no TO;
- Contribuição significativa para a sociedade da região e meio ambiente.